![]() A Responsabilidade Social (RS) é uma prática cada vez comum nos dias de hoje. Não queríamos deixar falar um pouco sobre este tema nem de partilhar convosco o que é que a Gásquatro faz e ambiciona ainda fazer neste campo. A RS das empresas demonstra-se através da introdução de preocupações sociais e ambientais na sua gestão diária, bem como na interação com as partes interessadas (trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade, etc.). Estas preocupações não se restringem ao cumprimento de obrigações legais. Vão, sim, mais além do que qualquer lei obriga, havendo um maior investimento por parte das organizações tanto no seu capital humano como na sua envolvência (meio ambiente, comunidade local, etc.).
Mas por que razão é que as empresas se haverão de interessar pelas práticas de RS? Numa época de constrangimentos socioeconómicos, porque haverão as empresas de enveredar por mais custos que vão além do que a lei obriga? Antes de mais, as práticas de RS são um investimento das empresas e não um custo.
A Gásquatro não foge à regra (ou será que foge?) e tem orientado as suas gestão e estratégia organizacional englobando a RS. Senão, vejamos:
Gostaríamos de ouvir a sua opinião.
11 Comentários
Helder Pereira
10/1/2012 08:56:39 pm
Se 80% das empresas são PME, comparo a um vulcão adormecido que poderá mudar as nossas vidas em todas as áreas,só temos que alterar mentalidades .
Responder
Inês
11/1/2012 12:25:40 am
E como é difícil mudar mentalidades! Mas tem de se começar por algum lado.
Responder
Eu vejo a responsabilidade social, não como uma obrigação, mas como uma opção vantajosa para as empresas. Isto porque uma empresa como "cidadã" ativa, vai ajudar a construir um ambiente social em que os valores mais nobres da humanidade prosperam e isso, obviamente vai retornar a ela, quer seja através de colaboradores mais motivados, quer seja através de clientes que eles próprios valorizam mais a cultura dessa mesma empresa.
Responder
Inês
11/1/2012 07:04:39 pm
Será que se a RS for vista como uma obrigação, é mesmo RS? Ou será que desde que haja benefícios para as partes interessadas (trabalhadores, clientes, fornecedores, ambiente, comunidade local) isso é irrelevante?
Responder
Henrique
11/1/2012 08:29:23 pm
A RS não pode ser imposta. Senão passa a ser OS = Obrigação Social.
Responder
Eu também penso que não. Era pergunta rasteira ;), ou melhor, pergunta para debate.
Responder
A. Ventura
13/1/2012 05:24:05 am
Este tema dá "pano para mangas", de qualquer modo gostaria de partilhar a seguinte opinião.
Responder
Helder Pereira
16/1/2012 10:35:16 pm
Mas já existem umas vozes, que acham, que a verdadeira responsabilidade social , passará pelo empreendorismo social ,e tudo leva a crer que será esse o caminho futuro.
Responder
O empreendedorismo social pode ser um do caminhos. Mas ao fim e ao cabo também precisamos de uma economia de produção e serviços.
Responder
helder pereira
1/2/2012 09:22:26 pm
Se já existe certificação em RS, só demonstra que as empresas já não poderão ficar indiferentes a esta temática.e só existirá 2 caminhos ou a favor ou contra.
Responder
Não acho que não estar a favor seja estar contra.
Responder
Enviar uma resposta. |
AutorArquivos
Dezembro 2019
Categorias
Todos
|